Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Professora é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2017 com projeto que contribui com a educação da comunidade ribeirinha do Pantanal.

Denise Silva, Miranda e Salobra / MS
#educação #desenvolvimento #cuidado
Denise Silva é professora e presidente do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) em Miranda e em Salobra (MS). Além disso, Denise é idealizadora e orientadora pedagógica do Barco de Letras, projeto criado em 2016 com o objetivo de contribuir com a alfabetização de pescadores ribeirinhos do Pantanal.
 
“Nosso município possui um grande número de analfabetos. Para os pescadores, fica difícil frequentar uma escola regular, porque passam dias e até mesmo semanas nos rios, longes da cidade. Por isso, era preciso criar um programa de alfabetização que atendesse a essa particularidade desse público, que respeitasse esse modo de vida e que oferecesse um ensino de qualidade”, conta Denise.


Como funciona?


Com aulas que se adaptam a rotina dos participantes, Barco de Letras contribui com a educação de aproximadamente 50 pescadores. Os pescadores frequentam as aulas quando estão na cidade e, quando voltam aos rios, realizam as tarefas no próprio barco.
Janete Correa, alfabetizadora do projeto, acompanha de perto o desenvolvimento de cada aluno e elabora atividades de acordo com a necessidade de cada participante.

A nossa atuação visa o fortalecimento de lideranças locais. A Janete é uma liderança local! Ela trabalha na colônia de pescadores, é a professora do projeto e quem lidera o projeto, coordenando as ações locais e estando com eles no dia-a-dia”, conta Denise.


Para além da leitura e escrita


Muito além do ensino da escrita e da leitura, o projeto oferece aos pescadores um espaço de convivência, em que compartilham histórias e experiências e fortalecem os vínculos da comunidade.
 
Por meio da alfabetização, Barco de Letras contribui também com a autoestima e com a inclusão social dos participantes. “O maior objetivo é oferecer escolarização, para que eles consigam buscar e defender os direitos deles. Junto com o ensinar a ler e escrever, a gente busca garantir direitos básicos, como cidadania, articulação entre a comunidade, liderança e protagonismo”, conta Denise.


Vencedora do Prêmio Acolher 2017


Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, Denise Silva foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2017. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.

Os recursos do Prêmio serão utilizados para elaborar um material didático adaptado a realidade dos pescadores, de forma a contribuir ainda mais com o aprendizado e o desenvolvimento da comunidade ribeirinha. “Eu acredito que a Educação transforma vidas. Para mim, a única forma de transformação social é por meio da Educação”, conta Denise.
 

Movimento Natura e a Barco de Letras


Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o bem-estar e com o desenvolvimento de sua comunidade, Denise Silva se envolveu com o Barco de Letras. O projeto oferece escolarização aos pescadores ribeirinhos do Pantanal em Miranda e Salobra (MS).

Projeto Barco de Letras

Conheça o projeto social que a consumidora Natura Denise Silva lidera no Mato Grosso do Sul e ajude você também a transformar a vida de outras pessoas.

Quer fazer algo bom também?

    • Educação
    INSTITUTO LER PARA CRESCER

    Elaine Santos Elamid

    #educação

    Conheça essa iniciativa
    • Arte e Cultura
    PROJETO JOGUE A PEDRA NO LIXO

    Gledson Brito

    #jovens #educação #teatro

    Conheça essa iniciativa
    • Empreendedorismo, Emprego e Geração de Renda
    COOPERATIVA AGUAPÉ

    Flavia Dias Hercolano Raposo

    #reciclagem #compostagem #lixo #catadores #desenvolvimento

    Conheça essa iniciativa