Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Projeto que desperta o interesse pela leitura e contribui com o desenvolvimento social da comunidade é um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017.
 

Eliane Bezerra da Silva, Teresina / PI
#educação
Eliane Bezerra da Silva é Consultora de Beleza Natura há 8 anos e coordenadora do projeto social Biblioteca Ler É Preciso, em Teresina (PI). O projeto surgiu em 1997, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e contribuir com o desenvolvimento social da comunidade.
 
“Nosso maior propósito é levar o conhecimento à comunidade, levar a comunidade para frente, fazer com que as pessoas cresçam junto com a gente. Queremos que aprendam a ler e tenham conhecimento, queremos que conheçam o mundo.”, conta Eliane.


Como funciona?


A Biblioteca foi construída pela própria comunidade e oferece a todos, além de livros, um amplo espaço para aprendizado e recreação, com atividades físicas, artísticas e culturais. “Nós puxamos a mãe para dançar e assim também puxamos o filho para a leitura. Os nossos maiores interesses e propósitos são a leitura, o conhecimento, a educação e a cultura”, diz a Consultora de Beleza.

Eliane organiza uma equipe de voluntários que realizam diversas atividades na Biblioteca, todos os dias da semana. Crianças podem participar das aulas de reforço no contraturno escolar, jovens são convidados a fazer parte do Pelotão Mirim e idosos se reúnem para as aulas de meditação. Além disso, há cursinho pré-vestibular, aulas de dança e cursos de informática abertos a todos.

“Às vezes a gente consegue oferecer também outros cursos, como de costura, culinária e empreendedorismo. A gente tenta abranger o geral da comunidade com oficinas e eventos culturais para estimular o convívio entre os participantes.”, conta Eliane.


Leitura dentro e fora da Biblioteca


Para incentivar a leitura também fora do espaço da Biblioteca, o projeto organiza eventos em praças públicas. Lá, são colocados tapetes no chão para que a comunidade possa ler os diversos livros que ficam disponíveis. São convidados contadores de histórias e palhaços para se criar um ambiente acolhedor e despertar o interesse pela leitura e pelo conhecimento.

“Diversas pessoas que frequentavam a Biblioteca passaram no vestibular, conseguiram um bom emprego, etc. A gente ajudou muito! Muitas pessoas da comunidade se realizaram profissionalmente com o apoio da Biblioteca.”, diz Eliane.


Vencedora do Prêmio Acolher 2017


Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2017. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.

Os recursos do Prêmio serão utilizados na ampliação do projeto, de forma a contribuir ainda mais com o desenvolvimento social e cultural da comunidade.

“Ajudando o próximo, sendo melhor com o outro, fazendo com a outra pessoa o que você gostaria de receber em troca, se doando. Só assim a gente pode contribuir com uma realidade melhor!”, diz Eliane.


Movimento Natura e a Biblioteca Ler É Preciso


Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o bem-estar e com o desenvolvimento de sua comunidade, a Consultora de Beleza Natura Eliane Bezerra da Silva coordena a Biblioteca Ler É Preciso. O projeto incentiva a leitura com diversas atividades culturais, artísticas e físicas em Teresina (PI). Saiba mais em http://www.movimentonatura.com.br/cs/movimentonatura/biblioteca-ler-e-preciso-do-angelim

Biblioteca Ler É Preciso

Conheça o projeto social que a Consultora de Beleza Natura Eliane Bezerra da Silva faz parte no Piauí e ajude você também a transformar a vida de outras pessoas.

Quer fazer algo bom também?

    • Educação
    INSTITUTO LER PARA CRESCER

    Elaine Santos Elamid

    #educação

    Conheça essa iniciativa
    • Arte e Cultura
    PROJETO JOGUE A PEDRA NO LIXO

    Gledson Brito

    #jovens #educação #teatro

    Conheça essa iniciativa
    • Educação
    PROJETO VALORIZANDO A VIDA

    Carla Katia de Sousa

    #educação #criançaseadolescentes

    Conheça essa iniciativa