Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2016, a curitibana Danielle de Cassia Jamnik Frumento se dedica a um projeto que dá novas perspectivas de vida a pais e familiares de crianças com deficiência intelectual

Danielle de Cassia J. Frumento, Curitiba / PR
#educacaoprofissionalizante #geracaoderenda
Motivada a fazer a diferença na vida de quem precisa, a curitibana Danielle de Cassia Jamnik Frumento, 53 anos, decidiu cursar Assistência Social. Para complementar sua formação, estudou também Administração de Empresas. O que ela ainda não sabia na época em que fez essas escolhas é que teria uma grande chance de unir essas duas paixões.
 
Em 2006, a Consultora Natura foi convidada a trabalhar na Escola Nilza Tartuce, entidade de assistência social, educação e saúde que há mais de 50 anos atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual em Curitiba (PR). Ela foi contratada para dar novo fôlego à padaria da instituição, que precisava de um impulso para atingir melhores resultados. “Primeiro, convidei as mães dos alunos a venderem nossos pães. Além de ajudá-las a complementarem a renda doméstica, era uma forma de aumentar as vendas”, conta. Ao perceber que muitas dessas mães estavam desempregadas e que não tinham condições voltar para casa enquanto seus filhos eram atendidos pela escola, Danielle teve outra ideia. “Em vez de ficarem ociosas, elas poderiam aprender uma nova atividade e aumentar suas chances de voltar para o mercado de trabalho ou complementar a renda familiar.”
 
Assim nasceu, em 2008, o projeto Potencializando a Geração de Renda, que oferece capacitação profissional com foco em panificação e confeitaria a pessoas de baixa renda, a maior parte delas familiares de crianças que frequentam a escola de educação especial. “A padaria ganhou uma nova perspectiva e os pais dos alunos, também”, comemora a Consultora Natura. “Além dos pais, temos vários alunos da escola que passaram pelos cursos e hoje estão trabalhando.”
 

Inclusão social e renda

 
Desde que foi criado, o Potencializando a Geração de Renda já beneficiou cerca de 350 pessoas. Além dos pais dos alunos e dos próprios estudantes, a iniciativa atende pessoas da comunidade. Danielle destaca a importância do projeto não apenas do ponto de vista econômico, mas também como uma poderosa ferramenta de resgate da autoestima. “Buscamos valorizar as pessoas e mostrar a elas a importância de terem uma profissão e uma ocupação”, explica. “Acreditamos na geração de renda como um exercício de cidadania.” Além das habilidades práticas ensinadas nos cursos, os participantes têm a chance de aprender outros conceitos importantes, como formas de reaproveitar alimentos, como fazer a limpeza correta da cozinha e até conceitos de higiene pessoal.
 
A determinação com que realiza esse trabalho fez com que Danielle fosse uma das três vencedoras da votação popular do Prêmio Acolher 2016, premiação criada pela Natura em 2010 para reconhecer o esforço de Consultoras que se dedicam a projetos voltados a melhorar e a transformar a realidade de suas comunidades.
 
Ela é responsável por articular parcerias, estabelecer contato com as famílias dos alunos, divulgar o projeto, captar voluntários para ministrarem os cursos e promover ações voltadas à arrecadação de fundos. “Minha trajetória está profundamente ligada ao resgate de famílias em situação de vulnerabilidade social. Aliar minha experiência a um trabalho social sempre foi minha meta.”
 
Embora não seja mais funcionária da Escola Nize Tartuce, a Consultora Natura faz questão de continuar sendo voluntária no projeto que ajudou a criar. A rotina puxada de conciliar seu emprego com a dedicação à iniciativa não a desanima. “Quero continuar fazendo algo pelo próximo”, diz.
 
Mãe de dois filhos – hoje adultos –, Danielle conta que desde pequenos eles acompanham suas atividades e têm consciência da importância de fazer algo em benefício de quem precisa. “Meus filhos cresceram aqui, vinham brincar com as crianças e estavam sempre pondo a mão na massa, embalavam panetones, ajudavam a vender rifas, ajudavam como podiam.”
 
Segundo ela, a vitória no Prêmio Acolher vai ajudar a abrir novas portas para o projeto. “Para nós, é muito importante esse tipo de ação, principalmente tendo uma divulgação tão ampla como a que a Natura faz”, diz Danielle. “O projeto ganha mais visibilidade e tem mais chances de atrair novos parceiros, sem contar o aumento do movimento da padaria”, afirma. “Temos recebido várias encomendas de pessoas que conheceram o projeto por meio da divulgação do Acolher.”
 
Além do reconhecimento, os recursos prêmio também vão fazer a diferença. Eles serão usados na compra de novos utensílios para a cozinha (fôrmas, talheres, copos, medidores etc.) e de uma fatiadora de pães. “É um equipamento com custo relativamente alto e que vai facilitar muito o trabalho da padaria, tornando a fabricação mais ágil”, explica Danielle.
 
O Potencializando a Geração de Renda atende pessoas de Curitiba (PR) e da região metropolitana da capital paranaense. “Nosso objetivo é contribuir para que cada vez mais cidadãos acreditem no seu potencial e alcancem a autonomia por meio da profissionalização.” Em 2017, o objetivo do projeto é criar um curso gratuito de manicure, também com foco nas mães dos alunos. “Queremos atender às mulheres que não se identificam com o trabalho na cozinha, mas que precisam se inserir no mercado. Espero que a gente consiga apoio para colocar a ideia em prática o quanto antes”, finaliza Danielle.
 
Se você quer saber mais sobre o Potencializando a Geração de Renda e/ou contribuir com o projeto, clique aqui.
 

Movimento Natura e Projeto Potencializando a Geração de Renda

Sensibilizada com a dificuldade da inserção no mercado de trabalho de familiares de crianças com necessidades especiais, a Consultora Natura Danielle Frumento dedica-se ao Projeto Potencializando a Geração de Renda que é voltado à capacitação profissional gratuita, com foco em panificação e confeitaria em Curitiba/PR. Saiba mais em: http://bit.ly/2hdzWlv