Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Acolhimento, alimentação, orientação, atividade esportiva e cuidado, é o que oferece o projeto a crianças e adolescentes carentes.
 

Jundai Nogueira, Belo Horizonte / MG
#cidadania #direitos #educação
VENCENDO COM ALEGRIA 
 
Para ultrapassar as barreiras impostas pela pobreza, Jundaí Nogueira, 42 anos, mantém de pé o Projeto Romper, em Belo Horizonte, onde acolhe crianças e adolescentes que passam o dia no Lixão do Morro das Pedras. É lá que os jovens encontram alimentação, esporte, orientação sexual e apoio incondicional, uma vez que a comunidade tem alto índice de gravidez entre adolescentes. O projeto é um dos vencedores do Prêmio Acolher Natura 2015.
 
Acompanhada do marido, que é atleta, a consultora prioriza às crianças e adolescentes a prática esportiva e o atendimento às adolescentes grávidas. A iniciativa vem dando certo tanto que, a cada dois meses, é realizado um chá de bebê solidário, além de acompanhamento com psicólogos, educadoras infantis e, claro, brincadeiras.
 
“A gente cresceu na pobreza e eu  não queria que as outras crianças passagem pelo que passei, pedir pão nas casas das pessoas, comida. Foi muito sofrimento”, conta Jundaí sobre o começo do projeto, iniciado com coleta de lixo seletiva, mantida até hoje. O projeto consegue atender atualmente 57 crianças e 17 famílias.
 
Quando recebeu a notícia que tinha sido uma das vencedoras do prêmio, Jundai atribuiu a vitória às crianças que fazem parte do projeto. Por fazer parte de uma comunidade com conflitos permanentes, ela garante que é uma vitória as crianças terem acesso ao projeto, mesmo correndo risco entre uma favela e outra.
 
“A gente sabe que atravessar favela é uma aventura. E eles são aventureiros também. Agora, com o prêmio, as pessoas vão olhar nosso trabalho com outros olhos. Vão acreditar mais. Algumas pessoas pensam que o que a gente faz é irrelevante. Brincar com crianças é irrelevante. Agora eles vão ver que brincar dá prêmio”, desabafa.
 
O investimento dos recursos, garante ela, será feito em parceria com a Natura para atender as crianças da melhor maneira possível. Para garantir o retorno necessário para dar continuidade ao projeto.
 

Quer fazer algo bom também?

    • Educação
    INSTITUTO LER PARA CRESCER

    Elaine Santos Elamid

    #educação

    Conheça essa iniciativa
    • Arte e Cultura
    PROJETO JOGUE A PEDRA NO LIXO

    Gledson Brito

    #jovens #educação #teatro

    Conheça essa iniciativa
    • Educação
    PROJETO VALORIZANDO A VIDA

    Carla Katia de Sousa

    #educação #criançaseadolescentes

    Conheça essa iniciativa