Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Projeto que utiliza o artesanato para promover o reconhecimento e a geração de renda em aldeias indígenas é um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017.

Janir Gonçalves Leite, Aquidauana / MS
#geracaoDeRenda
Janir Gonçalves Leite é Consultora de Beleza Natura, administradora de empresas e servidora pública na cidade de Aquidauana (MS), além de artesã e empreendedora social.
 
Há aproximadamente 5 anos, Janir contribui com o desenvolvimento social em comunidades indígenas por meio da confecção de biojóias. Esse é o objetivo do Coletivo de Mulheres Indígenas Terena da Comunidade Aldeia Urbana Tico Lipú, idealizado pela Consultora em 2017.
 
“Esse mesmo projeto foi implantado com sucesso em outros lugares e, como eu sempre trabalhei com geração de renda, fui capaz de começar o seu desenvolvimento sozinha. Todo o projeto é tocado pela comunidade, eu sou apenas uma facilitadora nesse universo”, explica Janir.


Como funciona?


Cerca de 3 vezes por semana, as mulheres indígenas da Aldeia Tico Lipú se encontram com Janir para aprender e aprimorar técnicas de confecção de biojóias. Como matéria-prima, são utilizadas sementes que elas mesmas colhem, tratam e transformam em brincos, roupas e acessórios.
 
“Quando elas conseguem produzir uma peça, quando percebem que é possível fazer, a felicidade é muito grande!”, conta a Consultora de Beleza. Muitas das participantes já aprenderam tão bem as técnicas de confecção que hoje se sentem confiantes para replicar o conhecimento, ensinando umas às outras.

As peças produzidas são vendidas a pessoas conhecidas e em feiras de artesanato. Com isso, servem como fonte de renda para as participantes e beneficiam toda a comunidade, que há anos enfrenta o desemprego, o preconceito e dificuldades de infraestrutura no espaço que habitam.


Reconhecimento e Protagonismo


Mais de 30 mulheres já se envolveram com o projeto e, atualmente, 10 têm participação efetiva nas atividades. “O projeto é importante não apenas como forma de geração de renda, mas também pelo protagonismo das mulheres e por trazer reconhecimento a esta comunidade indígena”, conta Janir.
 
Além disso, a implantação deste projeto foi fundamental para que a Aldeia Tico Lipú fosse reconhecida pela FUNAI, já que a prática do artesanato é um dos elementos caracterizantes de uma aldeia indígena. “A população indígena sofre muito preconceito, ainda mais quando é oriunda de uma comunidade não reconhecida pelo poder público. Com o projeto, esse reconhecimento trouxe novos ânimos”, diz Janir.


Vencedora do Prêmio Acolher 2017


Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2017. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
Os recursos do Prêmio serão utilizados para ampliar e fortalecer o projeto, de forma a contribuir ainda mais com o desenvolvimento social desta e de outras comunidades indígenas. “As pequenas atitudes transformam a nossa realidade. Quando você ajuda o seu vizinho, quando você olha e percebe o outro, você já está contribuindo muito”, conta a Consultora.
 


Movimento Natura e o Coletivo de Mulheres Indígenas Terena da Comunidade Aldeia Urbana Tico Lipú


Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o desenvolvimento de sua comunidade, a Consultora de Beleza Natura Janir Gonçalves Leite participa do Coletivo de Mulheres Indígenas Terena da Comunidade Aldeia Urbana Tico Lipú. O projeto utiliza o artesanato para promover a geração de renda em aldeias indígenas de Aquidauana (MS).

Coletivo de Mulheres Indígenas Terena da Comunidade Aldeia Tico Lipú

Conheça o projeto social que a Consultora de Beleza Natura Janir Gonçalves Leite lidera no Mato Grosso do Sul e ajude você também a transformar a vida de outras pessoas.