Movimento Natura

MOVIMENTO natura

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Profissional de Educação Física integra esporte e cultura para melhorar a qualidade de vida de idosos e é um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017.

Josivan da Silva, Bezerros / PE
#Saude
José Josivan da Silva é Consultor de Beleza Natura e profissional de Educação Física na cidade de Bezerros (PE). Lá, não havia projetos de lazer e atividades físicas voltados para a terceira idade e muitos idosos se sentiam fisicamente cansados e excluídos da comunidade.
 
Em 2013, com o objetivo de proporcionar mais saúde e bem-estar a este público, surgiu o projeto Vida Ativa. “A gente começou em uma praça, com um negócio pequenininho. Quem participava ficava deslumbrado e se sentindo mais importante. Com o passar do tempo, eu passei a criar atividades de dança e caminhadas e mais pessoas começaram a vir fazer parte.”, conta Josivan.


Como funciona?


A iniciativa proporciona momentos de lazer para idosos, com atividades físicas, artísticas e culturais  e incentiva um olhar diferente e mais atento para as demandas da terceira idade. "Queremos que as pessoas da boa idade sejam autônomas, dinâmicas e envelheçam com qualidade de vida!", diz o Consultor de Beleza.

Josivan e outros voluntários oferecem aulas gratuitas de ginástica, dança, kung fu e meditação para cerca de 400 idosos, de diversos bairros da cidade. O projeto também organiza oficinas de frevo, de produção de máscaras de carnaval e eventos culturais que estimulam o convívio entre os participantes.

As atividades acontecem ao ar livre, em praças da cidade, e são abertas para toda a comunidade, inclusive para o público mais jovem.

Assim, os participantes aproveitam os benefícios do sol e do ar puro para realizar os exercícios, respeitando a idade e os limites de cada um.


Benefícios múltiplos


Ao longo do trabalho, Josivan percebeu que o principal resultado do Vida Ativa é o ganho de qualidade de vida, com benefícios para a saúde física e mental. Os participantes conseguem controlar melhor a pressão alta e a diabetes, consumir menos medicamentos e se movimentar com mais facilidade.

Os benefícios são também psicossociais, pois os encontros permitem que os idosos façam novas amizades, dancem juntos e fortaleçam vínculos, reintegrando-se na comunidade. Segundo o Consultor de Beleza Natura, com o projeto “os idosos já não são mais coadjuvantes, são atores principais, fazem parte da sociedade.”


Vencedor do Prêmio Acolher 2017


Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, o Consultor de Beleza Natura foi um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados na ampliação do projeto, para que idosos moradores da zona rural da cidade também tenham acesso às atividades do Vida Ativa.

Para Josivan, a iniciativa é uma missão de vida. “O prêmio me ajudou a ver que minha missão é essa com educação física, estou radiante. O projeto tomou uma proporção surpreendente, é a prova de que quando a gente quer fazer o bem, vai expandindo.”, diz o Consultor de Beleza.


Movimento Natura e o Vida Ativa


Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o bem-estar e com o desenvolvimento de sua comunidade, o Consultor de Beleza Natura Josivan da Silva criou o Vida Ativa. O projeto propõe diversas atividade física para a terceira idade na cidade de Bezerros.

Projeto Vida Ativa

Conheça o projeto social que o Consultor de Beleza Natura José Josivan da Silva lidera em Pernambuco e ajude você também a transformar a vida de outras pessoas.