MOVIMENTO natura

HORTA COMUNITÁRIA DO MORRO DA FORMIGA
Meio Ambiente e Consumo Consciente
Porto Alegre - RS
Iniciativa ocupa terrenos abandonados para a produção de alimentos com horta comunitária
Captar recursos financeiros para a manutenção e ampliação do projeto - RS.
Laci Hoffmann
Quero Participar

Iniciativa

Em Porto Alegre (RS), terrenos abandonados se tornam pontos de despejo de resíduos e áreas inseguras para a população. Para evitar esse ciclo, a Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico (AHCCH), formada por moradores do centro histórico, vem há um tempo buscando autorização municipal para a constituição de uma horta coletiva e comunitária em um desses terrenos públicos não utilizados. Enquanto a concessão não sai, a AHCCH aceitou o convite e o desafio para compor uma horta comunitária piloto em um terreno privado, cedido temporariamente, no centro da Cidade. Assim foi constituída a Horta Comunitária da Formiga.
 
A Consultora de Beleza Natura Laci Hoffmann, agricultora de origem e voluntária no projeto, acredita na transformação motivada pelo contato com a terra. Neste sentido, a iniciativa possibilita reinserção social, convívio harmônico, educação ambiental e alimentação saudável.
 

O que Fazemos

Plantas de diversos tipos são produzidas sob manejo agroecológico e compartilhadas com os colaboradores da Associação e com vizinhos que se interessem. Elas são cultivadas no terreno onde, eventualmente, são oferecidas também oficinas sobre manejo, por voluntários da AHCCH. O espaço físico de um velho prédio ainda sem telhado, junto à horta, também deverá ser recuperado para que outras oficinas, palestras, e integrações possam ser oferecidas e realizadas. Tal espaço também poderá se tornar sede para a AHCCH.
 
Além disso, o projeto desenvolve um sistema de compostagem comunitária para melhorar a separação de resíduos orgânicos e incentiva os moradores a plantarem em suas residências.
 
Por estar localizado no centro de Porto Alegre, são muitas as questões sociais presentes no cotidiano. Há um esforço de comunicação de ação junto à população em situação de rua que, eventualmente, ocupa a escadaria pública e histórica que se localiza ao lado do terreno. A AHCCH considera que mesmo ações pontuais podem fazer a diferença nas vidas dessas pessoas. Desse modo, o projeto busca fortalecer a cidadania em diferentes frentes.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para reformar a futura sede da Associação.
_Mobilizar mais membros da comunidade a colaborarem com ações voluntárias.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na aquisição de ferramentas e materiais para a preparação do terreno, canteiros, composteiras, substratos, plantio de mudas e manutenção das hortas; além de viabilizar as oficinas, auxiliar nas despesas administrativas e despesas de divulgação e eventos.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Horta Comunitária do Morro da Formiga cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! Toda ajuda será muito bem-vinda!
_Compartilhe suas ideias: Converse com Laci, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: lacihoff@yahoo.com.br.
 

O que já conseguimos

_Entre moradores do entorno e visitantes, estima-se que cerca de 1000 pessoas já foram beneficiadas pelas ações realizadas até agora.
_Com mutirões de limpeza, o projeto conseguiu chamar a atenção da comunidade e das autoridades para a necessidade de revitalização da escadaria tombada pelo Patrimônio Histórico que faz divisa com o terreno em que a horta é cultivada.
 

Quero Participar