Movimento Natura

MOVIMENTO natura

CASA DE CULTURA DA ROCINHA
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Rio de Janeiro - RJ
Projeto voltado a promover atividades recreativas e de reforço escolar para crianças e adolescentes da Rocinha.
Conseguir recursos financeiros para a reforma do telhado da casa onde o projeto funciona - RJ
Denise Fernandes
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O projeto nasceu em 2016, com o objetivo de reativar a Casa de Cultura da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), instalado em um imóvel histórico da comunidade carioca, e que deixou de funcionar há algum tempo, fazendo muita falta aos moradores. A iniciativa ainda está se organizando, mas já oferece atividades como curso de corte e costura, capoeira, teatro, aulas de reforço escolar e oficinas de artesanato para adultos, jovens e crianças. Atualmente, o projeto atende 25 pessoas. 
 
DESAFIO:
Conseguir recursos para reformar o telhado da casa onde funciona o projeto. Como o imóvel passou algum tempo abandonado, precisa de vários reparos, sendo o do telhado o mais urgente, pois várias salas da casa estão sendo afetadas pela chuva.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no e-mail: larissa_bessaafonso@yahoo.com.br.
 

O que Fazemos

O projeto nasceu do início de 2016, da vontade de um grupo de moradores da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), de resgatar a Casa de Cultura da Rocinha, que estava desativada, beneficiando assim crianças, jovens e adultos, com cursos em várias áreas e atividades esportivas, além de ajudar famílias e pessoas desempregadas.
 
Atualmente, o projeto oferece aulas de corte e costura duas vezes por semana, reforço escolar uma vez por semana, capoeira duas vezes por semana, teatro uma vez por semana e artesanato uma vez por mês. A iniciativa também promove campanhas de arrecadação de alimentos em benefício de famílias da comunidade e ajuda moradores a regularizarem seus documentos, buscando facilitar seu acesso ao mercado de trabalho.
 

Nossos Desafios

_Engajar voluntários que possam oferecer às crianças e jovens atividades e oficinas na Casa de Cultura (música, teatro, atividades manuais, esportivas, entre outras).
 
_Conseguir apoio para fazer reparos no imóvel onde o projeto funciona, como a reforma do sistema elétrico.
 
_Arrecadar alimentos para compor as cestas básicas que são doadas à comunidade e produtos que possam ser vendidos no bazar realizado pela iniciativa. Atualmente, o projeto é mantido com a renda obtida no bazar.
 
_Apoio jurídico para regularizar a documentação da Casa de Cultura.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Segundo a atual coordenadora da Casa de Cultura Rocinha, Denise Fernandes, uma grande conquista é ver um espaço importante para a comunidade funcionando novamente. Apesar de ainda estar se estruturando, a iniciativa já beneficia 25 pessoas, principalmente crianças e jovens, que procuram a casa como um lugar de acolhimento e uma oportunidade de participar de atividades como artesanato, corte e costura, capoeira, teatro e aulas de reforço escolar.
 
“Apesar do pouco tempo de funcionamento, já conseguimos perceber mudanças na comunidade, principalmente uma melhoria na convivência entre as crianças,  que não se respeitavam pela falta de bons exemplos. Faz muita diferença para uma criança ter carinho e atenção”, diz Denise. O projeto busca apoio e voluntários para melhorar a infraestrutura do imóvel onde funciona, ampliar suas atividades e fortalecer os laços com a comunidade.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Denise no e-mail larissa_bessaafonso@yahoo.com.br.
 

Conheça essa iniciativa