Movimento Natura

MOVIMENTO natura

INSTITUTO LIVRES
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Comunidades sertanejas do Piauí - PI
Projeto viabiliza soluções para atender à necessidade de água potável no semiárido do nordeste brasileiro.
Captar recursos financeiros para a manutenção e expansão do Projeto Mais Água.
Daniela Brandao Pires
Quero Participar

Iniciativa

O Instituto Livres colabora com a sociedade através da execução de projetos sócio-humanitários, eventos e atividades culturais, promovendo o resgate da dignidade humana e defesa dos direitos sociais. Buscamos inspirar e mobilizar pessoas para ações que cooperem com melhorias sustentáveis em comunidades do sertão brasileiro. Em 2013, ao nos depararmos de perto com a realidade de municípios e vilarejos do interior do Piauí, nos engajamos no desenvolvimento do Projeto Mais Água, que viabiliza soluções para atender à necessidade de água potável no semiárido do nordeste brasileiro. Em 2014 iniciamos a realização do Projeto Impacto Sertão Livre, que reúne centenas de voluntários de todo o Brasil em prol do sertão, beneficiando as comunidades com ações sócio humanitárias de geração de vínculo e transformação do caráter, atendimentos multidisciplinares de saúde, atendimentos e palestras de direito social para empoderamento das comunidades, construção e doação de espaços multiuso e fomento econômico e cultural com atividades de lazer.

O que Fazemos

O projeto Mais Água desenvolve soluções sociais que atendam às necessidades de proporcionar acesso igualitário à água potável em comunidades que sofrem com a seca. Para isso, analisamos as condições e oportunidades locais e definimos junto à comunidade se o melhor será a instalação de sistemas dessalinizadores em poços artesianos, barragens subterrâneas para captação da água da chuva, açudes ou caminhões pipa. Os sistemas dessalinizadores filtram os sais da água salobra, característica dos solos do Piauí. Além de tornar essa água própria para consumo, também mantém a umidade do solo, garantindo sustento e geração de renda para as famílias locais. A água de rejeito do sistema também é utilizada para algumas plantações específicas da região e para banho.

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para expandir o projeto e alcançar mais comunidades.
_Mobilizar voluntários para participar das ações do Impacto Sertão Livre.
 


COMO VOCÊ PODE COLABORAR

 

_Doe: Doações em dinheiro serão utilizadas para a instalação de novos sistemas dessalinizadores, que tornam a água salobra própria para consumo, e para a manutenção dos sistemas que já estão em funcionamento.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Instituto Livres cresça e mais pessoas possam ter acesso à água potável! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias, especialmente para conquistar um veículo adequado para as estradas e trilhas do sertão.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País! Ajuda especializada que possa trazer novas tecnologias para o tratamento da água, assim como professores ligados à área de biologia e engenheiros fluviais serão especialmente bem-vindos!
 
_Compartilhe suas ideias: Converse com Daniela Brandão Pires, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: daniela@institutolivres.org.br.
 

O que já conseguimos

_Mais de 11 mil famílias em mais de 80 comunidades já foram beneficiadas pelo Instituto Livres!
_Hoje, são 6.575 mil pessoas atendidas diretamente pelo Projeto Mais Água em 19 comunidades do sertão do Piauí. _Mais de 30 milhões de litros de água já foram coletados, tratados e distribuídos na região.
_Desde 2014, foram implantados 10 sistemas dessalinizadores, 2 barragens subterrâneas foram construídas, 1 açude foi reformado e centenas de caminhões-pipa foram enviados.
_A Secretaria de Saúde contabilizou uma redução dos índices de mortalidade infantil, diarreia e doenças renais ocasionadas pelo consumo da água imprópria.
_No Dia Mundial da Água, promovem ações para trazer novos doadores e apoiadores dos projetos.

Quero Participar