Movimento Natura

MOVIMENTO natura

MARQUE ESSE GOL!
Saúde e Bem estar
São Paulo - SP
Em parceria com times de futebol, iniciativa oferece exames gratuitos para o diagnóstico do câncer de mama.
Articular parcerias para comprar mais chapas para mamografia e aumentar o número de ações anuais - SP.
Regina Queiroz de Carvalho
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Desde 2015, a iniciativa Marque esse Gol! promove, por meio do futebol, ações de conscientização para mobilizar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Desse modo, busca facilitar o acesso de usuárias do SUS com mais de 40 anos de idade ao diagnóstico precoce.
 
Assim como a idealizadora Natali Araújo, o grupo de voluntárias é formado por mulheres que já passaram por esse tipo de câncer. Com seus depoimentos de cura, elas não só falam do significado do projeto, como também acolhem as mulheres recém-diagnosticadas.
 

O que Fazemos

Ao longo do mês de outubro, um caminhão equipado com um mamógrafo fica dois dias em cada estádio de futebol participante. Lá, 60 mulheres por dia podem fazer mamografia e ultrassom gratuitos e, quando há algum nódulo, são encaminhadas ao hospital da cidade.
 
Além das ações nos estádios de futebol, a iniciativa realiza encontros para as mulheres se comunicarem e celebrarem a vida. As organizadoras e voluntárias acreditam que isso é fundamental não só para conscientização, como também para levar leveza ao processo de tratamento do câncer.
 

Nossos Desafios

 
_Articular parcerias para desenvolver ações de conscientização durante o ano inteiro.
_Captar recursos financeiros para a aquisição de mais chapas de mamografia.


COMO VOCÊ PODE COLABORAR

_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na divulgação do projeto e na aquisição de mais chapas de raio-X para o aumento do número de mamografias realizadas.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a iniciativa Marque Esse Gol cresça e mais mulheres possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais. Acesse: https://www.facebook.com/marqueessegol/

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Participe: Sua presença como voluntária fará a diferença na participação e na organização de atividades e eventos. Venha compartilhar sua história de cura!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Regina Queiroz de Carvalho, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: carvalhoq@hotmail.com.
 
 

O que já conseguimos

_Em 2016, as ações nos estádios viabilizaram 777 mamografias gratuitas!
_Hoje, o projeto conta com o patrocínio da Federação Paulista de Futebol e da Afresp e com o apoio de vários times de futebol do estado de São Paulo. Além disso, recebe doação de empresas que viabilizam dias de ação.
_As ONGs Américas Amigas e Meninas de Peito são, desde o início, parceiras da iniciativa, mobilizando mais voluntárias a cada ano.
_Com o caminhão, 60 mamografias podem ser realizadas por dia de ação.
_Em outubro de 2017, a iniciativa conseguiu levar o caminhão a seis estádios de futebol e a uma empresa no estado de São Paulo.
 

Conheça essa iniciativa