MOVIMENTO natura

MATO NO PRATO
Meio Ambiente e Consumo Consciente
São José dos Campos - SP
Projeto oferece oficinas sobre PANC e incentiva a diversificação alimentar.
Captar recursos financeiros para promover mais ações gratuitas - SP.
Beatriz Carvalho
Quero Participar

Iniciativa

Em 2013, Beatriz Carvalho criou a iniciativa Mato no Prato como continuação de seus estudos em agroecologia e cultivos urbanos. O projeto incentiva o conhecimento, cultivo e uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), como o hibisco e a ora-pro-nóbis, valorizando os recursos naturais nativos.
 
O principal objetivo do projeto é popularizar as PANC para toda a população urbana, especialmente para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Com isso, a Mato no Prato promove a Educação Ambiental enquanto contribui com a diversificação de nutrientes consumidos pela população.
 

O que Fazemos

O projeto realiza diversas oficinas gratuitas de criação de hortas e de consumo consciente, em que os participantes aprendem a preparar alimentos a partir das PANC. O grupo também realiza a implantação de hortas de vegetais e frutas espontâneas e comestíveis em escolas públicas.
 
Além disso, oferece cursos e consultorias para promover o paisagismo produtivo e a preservação da biodiversidade vegetal brasileira. Desse modo, consegue gerar interesse pelo meio ambiente e promover uma mudança de comportamento em grupos sociais.

Saiba mais: 
https://www.facebook.com/matonoprato 
https://www.instagram.com/matonoprato/
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para custear os materiais usados nas atividades gratuitas.
_Articular parcerias com foco em gestão financeira e de negócios.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na compra de mudas de plantas, na contratação de pessoas especializadas para liderar voluntários e em insumos para as oficinas (como apostilas, temperos, mudas e adubo). O projeto também aceita doações diversas que contribuam com a infraestrutura, manutenção e montagem de um espaço físico.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a iniciativa Mato no Prato cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Beatriz, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: beatriz@matonoprato.com.br.
 

O que já conseguimos

_Mais de 100 cursos já foram oferecidos e cerca de 5 mil pessoas já participaram das atividades!
_Mais de 13 mil pessoas acompanham a iniciativa nas redes sociais, onde publicam dicas de identificação de plantas comestíveis e suas formas de consumo, cuidados necessários ao colher, benefícios para a saúde e princípios fitoterápicos, entre outras abordagens.
_A média de participantes em cada uma das atividades, cursos e oficinas é de 80 pessoas!
_Beatriz foi convidada a lecionar sobre as PANC em uma “Universidade da Terceira Idade” em São José dos Campos e trabalhou com mais de 300 idosos.
_Dados levantados pelas pesquisas feitas por Beatriz já são referência bibliográfica para novos estudos acadêmicos. Tratam-se de diagnósticos sobre os impactos da urbanização na alimentação de comunidades tradicionais.
_O projeto foi convidado a palestrar para até 50 mil pessoas em eventos presenciais e online, relacionados à nutrição, segurança alimentar, saúde e meio ambiente.
_Foram articuladas parcerias com restaurantes e projetos sociais de São José dos Campos.
 

Quero Participar