Movimento Natura

MOVIMENTO natura

MINI-HORTO DO CIEP
Educação
Arraial do Cabo - RJ
Para construir ambientes escolares mais pacíficos, Mini-Horto transforma o plantio em atividade pedagógica.
Captar recursos financeiros para maquinários, ferramentas e insumos para plantio e cultivo.
Alex Dagnaisser
Quero Participar

Iniciativa

O Mini-Horto é uma área verde desenvolvida na escola CIEP 147 - Cecílio Barros Pessoa, em Arraial do Cabo (RJ). Desde 2015, a iniciativa busca contribuir com a pacificação e socialização da escola, desenvolvendo atividades pedagógicas e ecológicas que integram alunos, professores e funcionários.
 
Idealizado pelo educador Alex Dagnaisser, o projeto de conscientização ambiental vêm promovendo mudanças positivas na comunidade. Com a manutenção de um espaço verde aberto a todos, a iniciativa permite que se conviva diariamente com a natureza, incentivando outros modos de vida.

O que Fazemos

Alex é responsável pela conservação e preservação do Mini-Horto, composto por árvores frutíferas, plantas ornamentais, nativas e medicinais. Além disso, desenvolve atividades de educação para o desenvolvimento sustentável dentro e fora da escola, como a realização de campanhas e palestras ambientais.
 
As ações são voltadas principalmente para os alunos do CIEP, mas o Mini-Horto também é aberto para alunos de outras escolas e para a comunidade. Para acolher todo esse público, Alex recebe o apoio de voluntários que oferecem assessoria técnica, além de professores e alunos interessados em ajudar.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para comprar insumos e ferramentas para a manutenção e expansão do Mini-Horto.
_Articular parcerias para levar o projeto para outras escolas da rede municipal e introduzir as espécies plantadas na alimentação das crianças.
 


COMO VOCÊ PODE COLABORAR

 

_Doe: Doações em dinheiro serão utilizadas para custear ferramentas para cultivo e insumos para a manutenção do Mini-Horto com mais qualidade e segurança, como terra, fertilizante, adubo e maquinários.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Mini-Horto cresça e mais pessoas tenham contato com a natureza! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias, especialmente para levar o projeto para outras escolas da rede municipal de Arraial do Cabo (RJ).
 
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Alex, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: escoladecartoon@gmail.com.

O que já conseguimos

_ A iniciativa recebe apoio de alguns professores do IFRJ do campus de Arraial e profissionais da área ambiental, os quais oferecem assessoria técnica, e também de alguns membros da comunidade com doação de terra e insumos.
_Para o desenvolvimento do Mini-Horto, o projeto articulou uma parceria com a APAE da cidade.
_ Em 4 anos, o Mini-Horto já recebeu mais de 250 alunos, tendo atingido indiretamente mais de 600 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.
_Durante o ano de 2017, a iniciativa fez o controle biológico do mosquito da dengue por meio do plantio da Crotalária.
_ Anualmente, Alex promove eventos como o ECO Arraial, que insere pesquisadores, cientistas, biólogos e órgãos ambientais no ambiente escolar.
_O berçário de mudas, com mais de 3 mil espécies, será remanejado em breve na construção do jardim botânico sustentável, em uma ampliação do Mini-Horto.
_Parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente de Arraial do Cabo.

Quero Participar