Movimento Natura

MOVIMENTO natura

MBMC
Direitos humanos
Teresina - PI
Projeto de Teresina (PI) empodera mulheres cegas e com baixa visão em diversos estados do País
Captar recursos financeiros para ampliar o projeto e beneficiar mais mulheres - PI.
jucelma de sousa silva
Quero Participar

Iniciativa

Em 2016, a Consultora de Beleza Natura e assistente social Jucelma de Sousa Silva viajou até Recife para o 2º Encontro Nacional do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Com Baixa Visão. Desde então, tem lutado junto de outras mulheres para garantir os direitos daquelas com alguma deficiência visual.
 
Jucelma hoje faz parte da organização dos eventos e é responsável pela comunicação social do projeto. Assim, ajuda a construir uma rede de apoio e empoderamento que propõe alternativas para melhorar a vida dessas mulheres, ampliando sua voz e dando visibilidade à questão da acessibilidade.
 

O que Fazemos

A cada ano, 13 voluntárias organizam o Encontro Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual em uma cidade diferente, conectando mulheres de todo o país. Com palestras e oficinas que promovem trocas de experiências entre as participantes, o evento consegue fortalecer o próprio movimento.
 
O grupo ainda desenvolve ações durante todo o ano em Teresina (PI), que vão desde oficinas de meditação, yoga e automaquiagem até divulgação de novas tecnologias assistivas. Assim, as voluntárias buscam incentivar as mulheres a conhecerem suas potencialidades, construindo sua autonomia e participação social.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para as ajudas de custo a serem oferecidas às participantes dos encontros anuais.
_Articular parcerias para ampliar o alcance dos eventos.
 


COMO VOCÊ PODE COLABORAR

 

_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas no pagamento de palestrantes e de inscrições de mais mulheres, bem como hospedagem, alimentação e passagens aéreas para o evento.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão possa chegar a mais pessoas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país.
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! Qualquer um que queira ajudar será bem-vindo, o Movimento é aberto tanto a pessoas com deficiência visual quanto àquelas que desejam contribuir com essa causa.
_Compartilhe suas ideias: Converse com Jucelma, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: jucelma.de@bol.com.br.
 

O que já conseguimos

_As redes sociais do projeto contam com 644 pessoas cadastradas.
_O MBMC já realizou 4 encontros nacionais em 4 cidades diferentes, alcançando por volta de 40 mulheres a cada evento.
_As voluntárias da iniciativa participam da ação pelo dia de Luta da Pessoa com Deficiência, somando forças com outros projetos.
_Por meio dos eventos, o Movimento espalha a ideia de que mulheres cegas e com baixa visão podem ter autonomia e, caso queiram, fazer parte do mercado de trabalho em diversas profissões.
 

Quero Participar