MOVIMENTO natura

MUSICA PARA TODOS
Arte e Cultura
Jaraguá do Sul - SC
Projeto de formação e educação musical de crianças, jovens e adultos desenvolvido desde 2006 pela SCAR – Sociedade Cultura Artística
Conseguir parcerias de empresas para garantir a continuidade do projeto - SC
Edilma Lemanhe
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Criado em 2006 pela SCAR – Sociedade Cultura Artística, de Jaguará do Sul (SC), o Música para Todos é um programa de educação e formação musical abrangente, que busca promover a alfabetização musical e desenvolver a sensibilidade de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, abrindo espaço para que eles tenham na música e na cultura uma oportunidade de criar alternativas de futuro, seja através de geração de renda ou do desenvolvimento pessoal e social. O projeto conta com 21 professores, atende anualmente mais de 250 pessoas gratuitamente e oferece formação em 21 modalidades de instrumentos, além de cursos de musicalização infantil, educação musical, canto coral e práticas de conjunto.
 
DESAFIO:
Mobilizar a comunidade empresarial visando o aporte de recursos que garantam a continuidade do projeto. Os recursos serão usados, sobretudo, para o pagamento dos salários dos 21 professores. O Música para Todos é mantido a partir de projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e depende da captação de recursos de renúncia fiscal.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o a responsável pelo projeto no e-mail: gerencia@scar.art.br.
 

O que Fazemos

Todos os anos, o Música para Todos dá início a novas turmas de alunos, que são selecionados a partir de critérios como renda familiar (até três salários mínimos) e disponibilidade para frequentar todas as aulas. Em 2016, a iniciativa recebeu 890 inscrições (para 250 vagas).
 
Ao longo de 10 meses, os alunos selecionados participam de quatro aulas semanais de música, sendo uma aula do instrumento escolhido, uma aula de educação musical, uma aula de prática de conjunto (percussão corporal ou grupo instrumental), uma aula de canto/coral. Anualmente, o projeto beneficia cerca de 250 pessoas de Jaraguá do Sul (SC).
 
Cada aluno pode permanecer por um período de quatro anos no projeto, visando o desenvolvimento pleno da técnica musical. As aulas são realizadas na sede da SCAR – Sociedade Cultura Artística e são ministradas por 21 professores.
 

Nossos Desafios

_Engajar professores de música que queiram ser voluntários do projeto.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à inclusão social por meio da cultura e da música e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Desde 2006, quando o Música para Todos foi criado, 2.930 alunos já passaram pelo programa. A iniciativa nasceu pelas mãos da SCAR – Sociedade Cultura Artística, de Jaraguá do Sul (SC), com o objetivo de oferecer à população formação artística, contribuir para a construção da cidadania na comunidade e formar público musical. 
 
Segundo Edilma Lemanhe, coordenadora do projeto, os resultados vêm sendo cada vez mais visíveis. “Um dos reflexos evidentes é nos integrantes da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul. Há 13 anos, a orquestra era composta quase exclusivamente por músicos de fora da região e hoje tem cerca de 80% dos músicos naturais e/ou residentes na cidade”, diz Edilma. “Além disso, temos muitos alunos que foram em busca de formação acadêmica após terminarem seu período de participação no projeto, fazendo da música uma oportunidade profissional. Para muitos deles, isso não seria possível de outra forma.” Em 2016, o projeto recebeu 890 inscrições, para 250 vagas.
 
Além das pessoas atendidas diretamente, o Música para Todos beneficia mais de 3.500 cidadãos a cada ano, que têm a oportunidade de assistir às apresentações realizadas pelos alunos.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para Edilma no e-mail gerencia@scar.art.br.
 

Conheça essa iniciativa