MOVIMENTO natura

O GRUPÃO - CIA DE ARTE E TEATRO INCLUSIVO
Arte e Cultura
Campo Limpo Paulista - SP
Projeto usa a arte como forma de inclusão social de seus alunos-atores portadores de deficiência.
Captar recursos financeiros para viabilizar novas produções artísticas - SP.
Quero Participar

Iniciativa

Desde 2008, O Grupão - Cia de Arte e Teatro Inclusivo usa a arte como forma de inclusão social de seus alunos-atores portadores de deficiência, em Campo Limpo Paulista (SP). A iniciativa provoca a reflexão sobre o estigma que os acompanha e visa potencializar seus processos de aprendizagem.
 
O projeto, idealizado por Cristiane Zanetti, faz dos alunos os criadores de todo o processo teatral. São eles quem cria os repertório, cenário, escolha do figurino e trilha sonora. Ainda, O Grupão envolve as famílias para que participem da vivência artística e das conquistas do grupo.
 

O que Fazemos

A iniciativa promove encontros diários na APAE de Campo Limpo Paulista. Lá, realizam atividades de leitura sobre diferentes culturas e gênero, escrita e trabalho de revisão e adequação dos textos. A produção de textos contribui com o processo de alfabetização e letramento dos participantes.
 
O Grupão orienta pesquisas e promove discussões sobre o conteúdo e a montagem dos espetáculos. Ao final das apresentações, cria momentos de troca e de afeto entre a plateia e o elenco, com diálogos em torno do projeto e o compartilhamento de vivências, conhecimento e descobertas experimentados durante o processo de criação, montagem e apresentação das peças teatrais.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para viabilizar novas produções, manter as existentes e custear despesas de alimentação, manutenção de figurino e cenários.
_Conquistar um espaço amplo e apropriado para os ensaios.
_Consolidar uma equipe técnica profissional para otimizar as ações da iniciativa.


COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas em alimentação, transporte, manutenção de figurinos, cenários e irá contribuir para que a iniciativa a conquiste seu próprio espaço e encontre uma equipe técnica.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a iniciativa cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!
_Compartilhe suas ideias: Converse com Cristiane, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: zanetti-mo@uol.com.br.
 

O que já conseguimos

_Ataualmente, 20 alunos-atores são atendidos pela iniciativa.
_O projeto realizou o fechamento do Congresso Internacional de Educação Inclusiva, em Campinas (SP).
_Várias apresentações foram feitas em instituições de ensino, nas empresas da região e no Theatro Polytheama.
_A iniciativa estabeleceu parceria com a ONG Sonhar Acordado, de Jundiaí, SP.
_A coletânea de O Grupão já possui 4 produções! São elas: Nos tempos dos faraós, Chapeuzinho nordestina, mulher macho sim senhor!, Voando com Ícaro e Os saltimbancos apeanos.
 

Quero Participar