MOVIMENTO natura

O PRAZER DE LER EM FAMÍLIA
Educação
Campo Novo de Rondônia - RO
Projeto voltado à melhoria da educação infantil a partir do incentivo à leitura e da interação da família com a escola.
Conseguir doações de livros infantis para ampliar o acervo da iniciativa - RO
Cleinilany Aparecida DORNELA
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

A Consultora Natura Cleinilany Aparecida Dornela é orientadora educacional em uma escola municipal a 35 quilômetros da sua casa, mais especificamente em um assentamento na zona rural de Campo Novo de Rondônia (RO). Preocupada com a falta de interesse dos pais pela rotina escolar dos filhos e com o baixo desempenho da instituição onde trabalha no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Cleinilany criou o projeto O Prazer de Ler em Família, que estimula crianças do pré-escolar ao 5º ano a lerem livros em casa, junto com a família, e a relatarem a experiência em sala de aula. Além de estimular o hábito da leitura nos 390 alunos, o objetivo é fazer com que os pais se interessem e participem da formação dos filhos. 
 
DESAFIO:
Conseguir os materiais necessários à realização do projeto, em especial livros infantis. Segundo a idealizadora da iniciativa, a escola não tem condições de comprar livros que não sejam aqueles que o governo envia à instituição.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
 

O que Fazemos

Criado pela Consultora Natura e orientadora educacional Cleinilany Aparecida Dornela o projeto O Prazer de Ler em Família está sendo executado por professores de uma escola da área rural de Campo Novo de Rondônia (RO), com alunos do pré-escolar ao 5° ano. Com a supervisão dos educadores, os alunos escolhem o (s) livro (s) que gostariam de ler em casa e recebem uma sacola com o livro escolhido e um caderno de anotações. A ideia é que eles levem as obras para lerem com a família em casa e depois anotem no caderno como foi a experiência. Na sequência, a sacola de leitura é repassada para o próximo aluno.
 
Os objetivos do projeto são melhorar a educação infantil a partir do incentivo à leitura, estimular a interação da família com a escola e a participação dos pais na formação dos filhos. O projeto mostra às famílias o quanto elas são importantes para o desenvolvimento dos seus filhos na escola.
 
Segundo a idealizadora, a iniciativa contou com o engajamento de todos os funcionários da escola. Exemplo disso é que o processo de confecção das sacolas de leitura foi bastante participativo. Cada professor decorou a sacola a seu gosto.
 
A cada dois meses, os responsáveis realizam um encontro com toda a comunidade (alunos, pais, professores e demais funcionários) para avaliar a iniciativa, a escola e discutir estratégias de mobilização de recursos.
 

Nossos Desafios

_Conseguir apoio para adquirir materiais usados no dia a dia do projeto, como cadernos e sacolas de leitura.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à educação e ao incentivo à leitura e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Desde que O Prazer da Leitura em Família foi posto em prática, a escola pública onde o projeto é realizado conseguiu melhorar sua nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2,4 para 3,2. Além disso, segundo a idealizadora, a Consultora Natura Cleinilany Aparecida Dornela a interação das famílias dos 390 alunos com a escola e a comunidade melhorou consideravelmente. Como a instituição está inserida em um assentamento, a Consultora revela que os pais não participavam da rotina escolar dos filhos. Depois que o projeto começou, alguns deles até se sentiram motivados a voltar a estudar.
 
Outro resultado importante é o engajamento dos professores e outros funcionários da escola. Tanto que a equipe já está pondo em prática outros projetos voltados a melhorar a qualidade do ensino. “Os professores são muito unidos e competentes, é bonito de ver”, diz Cleinilany.
 
O Prazer de Ler em Família não conta com nenhum tipo de parceria e enfrenta dificuldades para adquirir os materiais necessários ao projeto, principalmente livros, cadernos e sacolas.
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Cleinilany no e-mail cleinilany_dornela@hotmail.com.
 

Conheça essa iniciativa