MOVIMENTO natura

OWPOGA
Educação
Fortaleza - CE
Programador cria recursos web voltados para a capacitação e pesquisa a distância.
Mobilizar voluntários para a divulgação e aplicação do software em ONGs - CE.
Marcos J N de Oliveira
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O programador Marcos de Oliveira está usando seu tempo livre para produzir jogos de entretenimento para smartphones. Os jogos são gratuitos, mas também carregam mensagens publicitárias com anúncios de Ongs e projetos socioambientais. “Através deste recurso, tenho acesso a atenção das pessoas para coisas importantes como a dedicação para educação, a reciclagem e a preservação do meio ambiente”, explica.
 
Todo o material é produzido utizando a plataforma aberta Creative Commons. “Deixo claro nos jogos publicados nas lojas online, que todos os produtos disponíveis compartilham a renda com instituições sem fins lucrativos e que, ao adquirir e usar estes produtos, elas (as pessoas que jogam) contribuem para o planeta seja um lugar um pouco melhor”, afirma Oliveira.
 
Todos os projetos de Marcos estão online atualmente. O site owpoga.com foi lançado em 2014 e é a principal atividade do programador, mas há também o www.soordle.org, um espaço de ideias, o www.eadgames.com.br, um sistema web criado para distribuição open source de conteúdo para a comunidade acadêmica, entre outros. Além da sua atuação como programador, Marcos mantém dois grupos de discussão no Facebook: Responsabilidade social e Aprendizagem Baseada em Interesses. “Tenho certeza de que minhas propostas poderão beneficiar muitas pessoas”, finaliza ele.
 
O trabalho de Marcos conta com o apoio familiar. Juntos, a família buscou despertar o interesse de todos os seus conhecidos e criaram uma campanha crowdfunding para levantar recursos para a manutenção e ampliação do trabalho. O programador também espera estabelecer parcerias com ONGs, para que elas possam realizar suas próprias campanhas.
 

O que Fazemos

Desenvolvemos soluções web para incentivar ONGs a usarem a tecnologia para aumentar o impacto em seus projetos
 

Nossos Desafios

  • Captação de recursos
  • Mobilizar entidades interessadas
  • Conquistar o apoio de empresas
  • Divulgar o projeto
  • Sensibilizar comunidade para o tema
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
 
Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
 
Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o(a) responsável pela iniciativa.
 

O que já conseguimos

Os games produzidos já foram jogados por mais de um milhão de pessoas. O programador também está desenvovendo um selo identificador - SS - Social Sharing - orientando os consumidores de games a darem preferência aos produtos e serviços de empresas e profissionais reconhecidos como socialmente justos.
 
Participe!

Conheça essa iniciativa