MOVIMENTO natura

PENEIRA
Educação
Rio de Janeiro - RJ
Projeto incentiva a formação de novos leitores e escritores.
Captar recursos financeiros para a criação de uma editora de livros própria, popular e acessível - RJ.
Quero Participar

Iniciativa

Após ter descoberto a leitura e o teatro como formas de diversão e liberdade, Luiz Fernando Pereira Pinto criou a iniciativa Peneira. O projeto atende, desde 2014, jovens de comunidades populares do Rio de Janeiro (RJ), incentivando a formação de leitores e escritores.
 
A iniciativa abre espaço para as manifestações artísticas dos participantes e estimula a apresentação de suas obras à cidade. Essas ações incentivam o conhecimento e expressão e contribuem com o desenvolvimento da autoestima dos jovens, ao inseri-los como agentes ativos da produção literária.
 

O que Fazemos

O projeto organiza oficinas semanais nas escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro e incentiva a criação de livreto de cordel, fanzines, livros artesanais, cartas, e outras manifestações literárias. Escritores são convidados para participar de trocas de conhecimento e apresentação de seus trabalhos. 
 
Além disso, a iniciativa cria pontos de leitura em espaços populares da cidade. Mensalmente, Saraus de Poesias criam oportunidades para que jovens possam declamar suas poesias, expor seus livretos e conhecerem outros autores. Ainda, a iniciativa prevê doação de livros para toda edição produzida.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para a expansão das atividades da iniciativa para outras regiões, oferecer ajuda de custo para os envolvidos no projeto e para criar um selo editorial próprio, popular e acessível e publicar os livros dos jovens participantes do projeto.
_Captar doações de materiais para uso nas oficinas.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na compra de materiais para as oficinas, na ampliação das atividades da iniciativa para novas regiões e na aquisição de equipamentos para realização de saraus.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para Peneira cresça e mais jovens possam ser beneficiados! Compartilhe a iniciativa  com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Luis, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: l.fernando2p@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_30 jovens já foram beneficiados!
_5 dos 30 jovens atendidos pela iniciativa já publicaram seus livros.
_30 escritores já trocaram conhecimento com os alunos nas oficinas realizadas pelo projeto.
_900 livros já foram doados!
_Já foram realizados 12 edições do Sarau de Poesia em praças públicas.
_80% dos jovens participantes foram convidados a participar de outros saraus e eventos literários no Rio de Janeiro.
 

Quero Participar