MOVIMENTO natura

PERIFEMINAS F. C.
Direitos humanos
São Paulo - SP
A partir do futebol, iniciativa une e fortalece mulheres para promover igualdade de gênero.
Conquistar espaço e equipamentos esportivos para treinos e jogos de futebol feminino - SP
Silvani Aparecida das Chagas
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Desde 2016, Silvani Aparecida das Chagas quebra estereótipos ao transformar campos de futebol em espaços de valorização e visibilidade da mulher. É esse o propósito da Campo de Futebol Lugar de Empoderamento Feminino, localizada em em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo (SP).
 
Voltada para o fortalecimento da mulher dentro e fora das quatro linhas, a iniciativa vai além de incentivar o futebol feminino. Ela representa também a luta por respeito e igualdade de gênero em uma região carente de lazer e fortemente marcada pela violência contra a mulher.

O que Fazemos

A iniciativa conta com um time de futebol feminino, Perifeminas F. C., composto por 24 meninas de 15 a 37 anos. As participantes se reúnem para treinar e para jogar em festivais e campeonatos. O time é um ato de resistência diante da falta de recursos e incentivos, da ausência de um espaço fixo para treinos e do limitado número de campeonatos femininos.
 
Para avançar na discussão de igualdade de gênero, as integrantes também realizam rodas de conversa abertas para todas as mulheres da região. Além disso, as jogadoras formam uma rede de apoio umas às outras, como forma de construírem juntas um espaço seguro para as mulheres dentro da comunidade.

Nossos Desafios

  • Conquistar um espaço para a iniciativa, onde aconteçam não apenas treinos e jogos, mas também rodas de conversa e oficinas, operando como um espaço de lazer e formação aberto a comunidade.
  • Arrecadar materiais esportivos e equipamentos, como bolas e uniformes com o nome do time.
  • Expandir os eventos de empoderamento feminino na comunidade.
  • Mobilizar recursos financeiros para inscrição das Perifeminas em festivais e campeonatos de futebol feminino.
  • Adquirir equipamentos para produzir vídeos e propagar a mensagem da iniciativa, incentivando a formação de projetos semelhantes em outras localidades.
COMO VOCÊ PODE COLABORAR:
 
Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na compra de equipamentos esportivos e de vídeo, na realização de eventos e na inscrição do time em campeonatos.
 
Doe livros: Livros sobre gênero e questões raciais serão utilizados na formação de mulheres da região.
 
Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas.
 
Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que as Perifeminas consigam mais recursos e parcerias! Compartilhe com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de comunicação e marketing são especialmente bem-vindos.
 
Participe: Sua presença e apoio em rodas de conversa e oficinas fará a diferença!
 
Compartilhe suas ideias: Converse com Silvani, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: silvaniapchagas@gmail.com.

O que já conseguimos

_Realização do evento “Mulher Negra Presente - História de Militância Jovem”, que reuniu escritoras, rappers e uma psicóloga, a fim de inspirar mulheres a partir de suas histórias pessoais.
_Criação de um vídeo em homenagem a Fabíola, mulher da comunidade que foi vítima de feminicídio.
_Mais de 60 mulheres da comunidade já participaram dos eventos promovidos pela iniciativa.
_Parcerias estabelecidas com quatro aldeias indígenas da região, expandindo o alcance do futebol feminino e o empoderamento das mulheres envolvidas.

Conheça essa iniciativa