MOVIMENTO natura

PORTUGUÊS COM L2 PARA SURDOS
Educação
Parnamirim - RN
Projeto oferece aulas de português como segunda língua a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Captar recursos financeiros para investir em tecnologias adequadas para o ensino - RN.
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Para transformar a realidade de jovens e adultos que naturalmente têm LIBRAS (língua brasileira de sinais) como seu primeiro idioma, a iniciativa Português com L2 para surdos oferece aulas de português como segunda língua para pessoas surdas ou com deficiência auditiva de Parnamirim e Natal (RN).
 
Criada em 2017 por Adiliane Silva de Paula, o projeto ensina o vocabulário de português a diversos adultos. Assim, a iniciativa os empodera para que possam exercer sua cidadania em igualdade com os ouvintes, contribuindo com a inclusão social dos participantes.
 

O que Fazemos

Semanalmente, a iniciativa oferece aulas de português para 15 participantes em situação de vulnerabilidade, mediante uma taxa simbólica. Todas as aulas são oferecidas em LIBRAS, idioma primário de pessoas surdas ou com deficiência auditiva no Brasil.
 
O projeto conta com uma professora, um intérprete, uma secretária e um profissional de apoio geral. Com o tempo, a iniciativa pretende ampliar suas ações e tornar-se modelo de educação bilíngue nas disciplinas do currículo escolar.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para investir em tecnologias adequadas para a sala de aula e na inclusão de mais pessoas no programa.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na aquisição de equipamentos fotográficos, computadores e televisor. As doações também irão contribuir com a ampliação das ações da iniciativa.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a iniciativa Português com L2 para surdos cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Adiliane, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: adiliane@hotmail.com.
 

O que já conseguimos

_21 pessoas surdas ou deficiência auditiva foram beneficiados pelo projeto!
_A iniciativa auxiliou 6 alunos com um curso pré-vestibular e 3 dos participantes foram aprovados em vestibulares.
 

Conheça essa iniciativa