MOVIMENTO natura

POTENCIALIZANDO A GERAÇÃO DE RENDA
Educação
Curitiba - PR
Projeto voltado à capacitação profissional de familiares de crianças com necessidades especiais com foco em confeitaria e panificação.
Conseguir recursos para compra de maquinário para a panificadora onde os cursos são ministrados - PR
Danielle De Cassia Jamnik Frumento
Quero Participar

Iniciativa

O Potencializando a Geração de Renda tem como foco a capacitação gratuita para a inserção no mercado de trabalho nas áreas de confeitaria e panificação. O público-alvo da iniciativa são pessoas de baixa renda, a maioria delas familiares de crianças com necessidades especiais que frequentam a Escola Nilza Tartuce, em Curitiba (PR), entidade filantrópica de assistência social, educação e saúde chancelada pela Unesco. 
 
Responsável pela iniciativa, a Consultora Natura Danielle de Cassia Jamnik Frumento é funcionária da escola e voluntária do projeto, sendo responsável por articular parcerias, estabelecer contato com os familiares dos alunos e organizar eventos voltados à arrecadação de fundos. Em oito anos de atuação, o projeto já capacitou mais de 350 pessoas.    

DESAFIO:
Conseguir recursos para investir em equipamentos de confeitaria e panificação mais modernos e substituir o maquinário que precisa ser trocado. Os recursos também serão usados para a compra de material para os cursos, sobretudo, apostilas.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
 

O que Fazemos

Criado em 2008, o projeto Potencializando a Geração de Renda já capacitou mais de 350 pessoas, entre alunos e familiares de crianças e jovens com deficiência intelectual atendidas pela Escola Nilza Tartuce, em Curitiba (PR), entidade filantrópica de assistência social, educação e saúde chancelada pela Unesco.
 
O objetivo central da iniciativa é formar e inserir cidadãos aptos a enfrentar o mercado de trabalho nas áreas de auxiliar de panificação e confeitaria, especialmente familiares de crianças com deficiências. De todo modo, não há restrição de público, a única exigência é que os participantes tenham 18 anos. A equipe responsável pela iniciativa é composta por cinco profissionais contratados e três voluntários. A Consultora Natura Danielle de Cassia Jamnik Frumento é um dos voluntários. Ela é responsável por articular parcerias, estabelecer contato com os familiares dos alunos e organizar eventos voltados à arrecadação de fundos.   
 
Além de ministrar os cursos gratuitamente, o projeto fabrica pães e itens de confeitaria que são vendidos à comunidade e também fornecidos a empresas e eventos. A renda obtida é revertida em prol da iniciativa. As aulas são realizadas na própria escola, onde também funciona a panificadora comunitária. O projeto atende pessoas de Curitiba (PR) e Região Metropolitana.
 

Nossos Desafios

_Um dos desafios do Potencializando a Geração de Renda é manter o preço dos produtos de panificação que fabrica e comercializa com preço acessível e boa qualidade. Para isso, o projeto precisa desenvolver uma rede de parcerias de médio e longo prazos com empresas que possam apoiar continuamente o projeto, subsidiando uma parte da produção.
 
_Conseguir o engajamento de profissionais voluntários das áreas de confeitaria e panificação para ministrar cursos no projeto. Dessa forma, o projeto poderá ampliar o número de vagas e melhor atender à demanda.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à geração de renda e ao empreendedorismo e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

“Esta ação social é de extrema valia, uma vez que instrumentaliza as pessoas para o exercício da cidadania. Nosso objetivo é contribuir para que cada vez mais cidadãos acreditem no seu potencial e alcancem a autonomia por meio da profissionalização.” É assim que a Consultora Natura Danielle de Cassia Jamnik Frumento fala sobre a importância do projeto Potencializando a Geração de Renda, que tem como foco a capacitação gratuita para a inserção no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda nas áreas de confeitaria e panificação. O público-alvo são familiares de crianças e adolescentes com necessidades especiais atendidas pela Escola Nilza Tartuce, em Curitiba (PR).
 
Desde 2008, a iniciativa já capacitou mais de 350 pessoas, entre alunos e seus familiares. O projeto mantém hoje parcerias com algumas instituições, por meio das quais consegue apoio para manter os cursos e a padaria que mantém nas dependências da escola. Entre os parceiros está a empresa Anaconda, que comercializa trigo e doa o ingrediente ao projeto, além de enviar padeiros para ministrar os cursos.
 
Em 2012, o Potencializando a Geração de Renda ganhou o Prêmio da Fundação Volkswagen de Sustentabilidade. Outra conquista importante foi o reconhecimento pelo Sindicato da Panificação de Curitiba, entidade que passou a assinar o certificado de conclusão de curso dos alunos. O projeto também já foi beneficiado pelo programa PROVOPAR (Programa de Voluntariado do Paraná), por meio do qual recebeu recursos para a compra de maquinário. 
 
Outro resultado concreto, segundo Danielle, é a história de uma família cujo filho especial estudava na escola e os pais participaram das oficinas de panificação. Dois anos depois, eles montaram uma padaria na cidade e hoje conseguem cuidar melhor da criança. “Meu sonho é que esse projeto seja permanente, uma vez que há toda uma estrutura montada e voltada para essa formação”, diz a Consultora Natura. O Potencializando a Geração de Renda busca apoio para modernizar o maquinário e ampliar a produção da panificadora e a oferta de cursos.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Danielle no e-mail daniellefrumento@zipmail.com.br.
 

Quero Participar