MOVIMENTO natura

É DA NOSSA COR
Arte e Cultura
Florianópolis - SC
Projeto fortalece a autoestima de crianças por meio do contato com a cultura afro-brasileira.
Conquistar um espaço físico para desenvolver atividades artísticas e culturais - SC.
Mathizy Martins Pinheiro
Quero Participar

Iniciativa

Da relação entre Mathizy Martins Pinheiro, Consultora de Beleza Natura, e jovens de Florianópolis (SC), nasceu o grupo infantojuvenil É da Nossa Cor. Desde 2014, a iniciativa resgata, de forma lúdica, a memória artística e cultural da comunidade Pastinho, remanescente de quilombos.
 
Por meio da valorização da cultura afro-brasileira, Mathizy busca quebrar preconceitos e fortalecer a identidade negra na comunidade. Com suas ações, o projeto incentiva a autoestima e o protagonismo dos jovens, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária.
 

O que Fazemos

Com uma gestão inclusiva, coletiva e voluntária, a iniciativa abre espaço para que todos possam participar. Assim, É da Nossa Cor oferece oficinas de dança, percussão e cantos afro-brasileiros a crianças de 3 a 14 anos e organiza o Bloco Afro, com mulheres da comunidade.
 
O projeto também organiza contações de histórias e exibições de filmes, com discussões sobre representatividade, identidade e empoderamento. Por meio de uma educação baseada no respeito às diversidades, a iniciativa contribui com a construção de espaços seguros e livres de preconceito.
 

Nossos Desafios

_Conquistar um espaço próprio, onde a iniciativa possa desenvolver suas atividades e acolher mais jovens.
_Captar doações de equipamentos audiovisuais para expandir as ações do projeto.
_Articular parcerias que contribuam com questões de logística, administração e produção da iniciativa.
_Mobilizar voluntários digitais que possam criar e gerenciar campanhas online de financiamento coletivo para o projeto.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe equipamentos audiovisuais e instrumentos musicais: Projetores, computadores, caixas de som e instrumentos musicais serão muito bem-vindos!
 
_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na compra de equipamentos audiovisuais, instrumentos musicais, uniformes para apresentações e materiais artísticos, além de alimentos para o lanche das crianças.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que É da Nossa Cor cresça e mais jovens possam ser beneficiados! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias com o poder público e privado.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País. Serviços nas áreas de Comunicação são especialmente bem-vindos!

_Participe: Sua presença nos eventos e nas apresentações fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Mathizy, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: mathizy@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Já são acolhidas mais de 30 crianças!
_7 voluntários e 16 oficineiros atualmente contribuem com o projeto.
_Mães e mulheres da comunidade criaram o Bloco Afro, que realiza apresentações de samba reggae ao longo do ano.
_Foi construída uma biblioteca popular na comunidade, com referências da história e cultura africana.
_O projeto apresentou a peça teatral “Eu sou o coelhinho pretinho”, além de outras duas exibições de dança na comunidade em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
_Articulou-se uma parceria com o Bloco Cores de Aidê, em que a iniciativa integra uma das alas do bloco, realizando cortejos e apresentações pela cidade.
_Instrumentos e figurinos foram comprados por meio de uma campanha digital de financiamento coletivo.
 

Quero Participar