MOVIMENTO natura

PROJETO ESPERANÇA
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Rio de Janeiro - RJ
Iniciativa voltada à distribuição de mantimentos (alimentos, produtos de limpeza, brinquedos) a abrigos infantis.
Arrecadar produtos de higiene pessoal e beleza, fraldas geriátricas, alimentos e brinquedos - RJ
Rayanne Marques
Quero Participar

Iniciativa

O Projeto Esperança começou em 2014, por iniciativa de um grupo de alunos do ensino médio, que decidiu se mobilizar para ajudar o próximo. Desde então, a iniciativa organiza campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, fraldas geriátricas e brinquedos para serem doados a abrigos infantis de vários bairros do Rio de Janeiro (RJ).
 
DESAFIO:
Arrecadar produtos de higiene pessoal e beleza, fraldas geriátricas, alimentos e brinquedos para serem distribuídos em abrigos infantis que enfrentam dificuldades.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Se você pode doar brinquedos (novos ou em bom estado), produtos de limpeza e de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e/ou fraldas geriátricas, envie sua doação para:
Projeto Esperança
Av. Lúcio Costa, 3.100, Casa 68
CEP: 22620-172. Rio de Janeiro/RJ
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no e-mail: rayannemarques@me.com.
 

O que Fazemos

Desde 2014, o grupo de 26 voluntários do Projeto Esperança se dedica a organizar campanhas de arrecadação de mantimentos (alimentos, brinquedos, fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza) em benefício de abrigos infantis da região de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Os itens arrecadados – ou comprados com os recursos de eventuais doações que o projeto recebe – são distribuídos a diferentes abrigos infantis. A cada evento de doação, a iniciativa procura escolher uma instituição diferente para ser beneficiada.
 
Além dos eventos de entrega das doações, vários jovens que integram o projeto fazem trabalhos voluntários em instituições assistenciais da cidade. A cada ano, o Esperança beneficia diretamente cerca de 300 crianças.   
 

Nossos Desafios

_Engajar novos voluntários que queiram se juntar ao projeto, ajudando na divulgação das campanhas de arrecadação e na distribuição das doações nos abrigos.
 
_Conseguir apoio financeiro para a aquisição dos itens doados aos abrigos infantis (alimentos, brinquedos, fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza).
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à mobilização em prol das crianças e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

O Projeto Esperança nasceu em 2014 da vontade de um grupo de amigos de se mobilizar para ajudar o próximo. “Víamos que muitas pessoas não tinham condições nem de se alimentar adequadamente, enquanto nós vivíamos outra situação. Decidimos que era preciso fazer alguma coisa para tentar mudar essa situação”, diz a estudante de Direito Rayanne Marques, coordenadora do projeto.
 
Desde então, o grupo – que hoje conta com 26 voluntários – promove campanhas de doações o ano todo e organiza cerca de quatro eventos por ano em diferentes abrigos infantis da capital fluminense. “Ajudamos a diferentes instituições que enfrentam dificuldades”, diz Rayanne. “Realizamos campanhas quando sabemos que algum abrigo está precisando de algo.” Além de participar dos eventos de entrega dos mantimentos, vários jovens que integram o projeto são voluntários em instituições e projetos sociais. O Esperança arrecada mantimentos o ano todo.
 
Em seus três anos de funcionamento, o projeto já beneficiou mais de 500 crianças. “Nossa maior recompensa é o sorriso estampado no rosto de crianças que precisam não só de acolhimento e atenção, mas também de coisas básicas, como alimentos e produtos de higiene pessoal”, diz Rayanne. A iniciativa busca ajuda para dar início às doações em 2017.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Rayanne no e-mail rayannemarques@me.com.
 

Quero Participar