MOVIMENTO natura

CASA DO PÃO
Direitos humanos
Neópolis - SE
Um espaço de acolhimento e crescimento voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Articular parcerias para viabilizar o projeto e continuar combatendo a exploração infantil - SE
Gean Carlos dos santos silva Silva
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Famílias em situação de vulnerabilidade encontram um espaço seguro e de acolhimento na Casa do Pão, em Neópolis (SE). Criado em 2013, o projeto social visa cuidar principalmente de crianças e adolescentes que já passaram por algum tipo de vivência com drogas ou prostituição.
 
Para atendê-los, a iniciativa oferece oportunidades não apenas aos jovens, mas também a seus pais e mães. O resultado desse trabalho em conjunto são lares mais estáveis e seguros, o primeiro passo para a construção de uma realidade mais igualitária em uma região marcada por altos índices de violência.
 

O que Fazemos

A Casa do Pão promove diversas atividades educativas, artísticas e culturais gratuitas para os jovens da comunidade, como aulas de esportes, música, dança, teatro e artesanato. Além disso, são fornecidas, diariamente, três refeições aos participantes: café, almoço e lanche.
 
Para participar das atividades, é necessário que as crianças estejam matriculadas na escola e que seus pais também façam parte da iniciativa. Como forma de estimular a geração de renda para as famílias, são oferecidos cursos de eletricista aos pais e de artesanato às mães.
 
Uma sala de inclusão digital está sendo construída e logo os jovens terão acesso à internet. Cursos de alfabetização para pais e mães também estão sendo planejados. A Casa do Pão tem sonhos e planos,  mas precisa do seu apoio para dar continuidade ao seu trabalho renovador.
 

Nossos Desafios

_Articular parcerias e captar recursos para dar continuidade ao projeto e acolher mais famílias.
_Mobilizar voluntários comprometidos para colaborar com as atividades e organização da iniciativa.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na continuidade do projeto, sobretudo no pagamento das despesas fixas da Casa do Pão, como o aluguel do espaço onde acontecem as atividades.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Casa do Pão cresça e mais famílias possam ser acolhidas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias com o poder público e privado para dar continuidade a suas ações.
 
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de Administração, Gestão Financeira, Comunicação, Marketing, Produção de Vídeos e Desenvolvimento de Websites são especialmente bem-vindos.
 
_Participe: Sua presença como voluntário comprometido na organização das atividades fará a diferença.
 
_Compartilhe suas ideias: Converse com Gean Carlos dos Santos Silva, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: pr-geancarlos@hotmail.com.
 

O que já conseguimos

_Cerca de 120 crianças que estavam em situação de risco hoje participam do projeto.
_Aproximadamente 70 mães e 10 pais também são atendidos na Casa do Pão.
_Foi firmada uma parceria com a Justiça Federal e o Ministério Público em 2016, para que o projeto recebesse mais 50 famílias em situação de risco.
_De acordo um dado levantado pelo município Neópolis, houve uma notável diminuição da criminalidade e da evasão escolar após a implementação da iniciativa.
_Nenhuma das crianças participantes da iniciativa hoje é explorada sexualmente.
_Muitos dos pais e mães que participam da iniciativa estão vencendo suas lutas contra o alcoolismo.
 

Conheça essa iniciativa