MOVIMENTO natura

PSICLUINDO PSICOPEDAGOGIA COM ARTE, AMOR E INCLUSÃO
Educação
Sobral - CE
: Iniciativa oferece sessões gratuitas de Psicopedagogia com arte, terapia e teatro a jovens.
Captar recursos financeiros para atender gratuitamente crianças com dificuldade de aprendizagem - CE
Francisca Azevedo azevedo
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Quando crianças e adolescentes apresentam dificuldades de aprendizagem, nada como oferecer espaços seguros e acolhedores para que descubram suas potencialidades, dentro e fora da sala de aula. Este é o objetivo do Psicluindo Psicopedagogia com Arte Amor e Inclusão, que atua em a Sobral (CE).
 
Criada em 2016, a iniciativa atua nos processos educativos de jovens entre 6 e 17 anos por meio da Psicopedagogia e busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Sua proposta é fazer um trabalho diferenciado que inclua arte, terapia, teatro e, principalmente, amor.
 

O que Fazemos

Em 2016, a iniciativa contava um grupo de profissionais e acadêmicos de Serviço Social e Pedagogia para atender crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Com sessões individuais e coletivas de Psicopedagogia, foi possível ajudar estes jovens a se desenvolverem.
 
Já em 2017, pela falta de financiamento e com apenas 4 voluntários, a iniciativa teve que se adaptar, passando a realizar ações pontuais e itinerantes, em praças e instituições. O atendimento é coletivo e a demanda é espontânea: todos são bem-vindos a se expressarem por meio da arte!
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para contratar profissionais especializados e retomar os atendimentos gratuitos a jovens com alguma dificuldade de aprendizagem.
_Mobilizar voluntários capacitados em Pedagogia ou Psicologia a colaborar com o projeto.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na contratação de profissionais capacitados para retomar os atendimentos gratuitos e individuais a jovens em situação de vulnerabilidade.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias com o poder público e privado para ampliar suas ações.
 
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de apoio administrativo são especialmente bem-vindos!
 
_Participe: Profissionais capacitados em Pedagogia ou Psicologia farão toda a diferença como voluntários no atendimento de crianças e adolescentes.
 
_Compartilhe suas ideias: Converse com Francisca Azevedo, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: escolaespacodoaprender@gmail.com. Sugestões e comentários de profissionais das áreas de Educação e Pedagogia serão de grande valor!
 

O que já conseguimos

_Ao todo 18 famílias estiveram envolvidas com o projeto em 2016!
_Em 2017, o projeto itinerante oferece atendimento a uma média de 30 a 40 crianças em cada sessão.
_Muitos pais já relataram melhoras significativas no desempenho escolar de seus filhos com a participação nas ações da iniciativa.
_Os próprios pais também aprenderam a ter um novo olhar para as dificuldades de aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento dos laços familiares.
 

Conheça essa iniciativa