MOVIMENTO natura

ROLÊ NA LEITURA
Arte e Cultura
Guaratinguetá - SP
O projeto é voltado à formação de 90 mediadores de leitura, entre 15 e 18 anos, para atender grupos de crianças e jovens.
Conseguir recursos financeiros para estruturar o curso de formação de 90 mediadores de leitura - SP
Luciana Silva
Quero Participar

Iniciativa

O Rolê na Leitura é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Comunitária LerVida, fundada pela Obra Auxiliar da Santa Cruz, associação de caráter beneficente, educacional e de assistência social que atua em Guaratinguetá (SP). A iniciativa pretende formar 90 mediadores de leitura, de 15 a 18 anos, para atender grupos de crianças, jovens e idosos, além de promover encontros literários fixos e itinerantes. Desde 2015, o Rolê na Leitura realiza atividades de leitura e clube de leitores que já beneficiaram mais de 150 pessoas.     
 
DESAFIO:
Firmar parcerias com empresas dispostas a apoiar financeiramente o projeto de formação de mediadores de leitura. Os recursos serão usados para desenvolver o plano de negócios e o material didático, investir na formação da equipe de trabalho e renovar o acervo literário da Biblioteca Comunitária LerVida.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: O projeto Rolê na Leitura precisa de doações de livros de literatura infantil, juvenil e infanto-juvenil. Se você tem livros novos ou em bom estado que gostaria de doar ao projeto, basta enviar para:
Projeto Rolê na Leitura
Rua José Fernandes, s/nº, Parque Santa Clara
Garatinguetá /SP. CEP: 12509-440
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no e-mail: luciana1silva@gmail.com
 

O que Fazemos

Desde 2015, o Rolê na Leitura promove atividades de leitura e clube de leitores, estimulando crianças e adolescentes de comunidades carentes a cultivarem o prazer e o hábito da leitura. Os jovens que participam do projeto são estimulados a exercitar a mediação da leitura e a solidariedade lendo para idosos de um asilo municipal.
 
O objetivo do projeto para 2017 é oferecer a 90 adolescentes (de 15 a 18 anos) a oportunidade de ter uma formação mais profissional em mediação de leitura, oferecendo a eles uma perspectiva profissional e transformando-os em multiplicadores de conhecimento. 
 
Com o apoio de escritores da região de Guaratinguetá, a iniciativa pretende desenvolver a metodologia, o material didático e o plano de comunicação do Rolê na Leitura. Além dos adolescentes, o curso será oferecido a estudantes de pedagogia e educadores.
 
A meta é formar, em 2017, 90 mediadores de leitura em oficinas com turmas entre 15 e 20 participantes, além de promover eventos literários na biblioteca, encontros em espaços públicos e festivais de literatura.
 

Nossos Desafios

_Engajar voluntários que possam dar apoio técnico na elaboração do plano de negócios do projeto. 
 
 _Conseguir doações de livros (literatura infantil, juvenil e infanto-juvenil) para renovar e ampliar o acervo da biblioteca.
 
_Conseguir doações de móveis que facilitem atividades as itinerantes que o projeto realiza em praças, escolas, casa de idosos, creches e eventos culturais.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à educação e ao incentivo à leitura e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

O projeto Rolê na Leitura foi implantado em 2015, como uma ação da Biblioteca Comunitária LerVida, de Guaratinguetá (SP). No primeiro ano de funcionamento, atendeu 150 crianças e adolescentes nos projetos de leitura e clube de leitores. “Temos jovens que passaram a desenvolver ações de incentivo à leitura em escolas como resultado do que aprenderam em nossos encontros”, explica Luciana Silva, responsável pela área de Comunicação do projeto. Além disso, a iniciativa tem vários jovens participando da mediação de leitura para idosos em uma ONG, aumentando assim a interação entre diferentes públicos e estimulando a solidariedade e a convivência com a terceira idade.
 
Outro resultado visível do projeto, segundo Luciana, é o aumento do interesse pela leitura, além da melhora da capacidade de interpretação e construção de texto na escola. “Há jovens que hoje leem cerca de dez livros por mês e se envolvem em todos os tipos de leitura”, explica.  
 
Em 2017, o projeto pretende formar 90 mediadores de leitura em oficinas com turmas entre 15 e 20 participantes, além de promover eventos literários na biblioteca para cerca de 500 pessoas e encontros abertos que devem receber um público superior a 2.000 pessoas ao longo do ano.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Luciana no e-mail luciana1silva@gmail.com
 

Quero Participar