Movimento Natura

MOVIMENTO natura

SOLCIAL - ENERGIA SOLAR PARA QUEM MAIS PRECISA
Meio Ambiente e Consumo Consciente
Belo Horizonte - MG
ONG belorizontina dedicada a viabilizar e instalar equipamento de energia solar em instituições filantrópicas.
Energia solar para instituições assistenciais da região de Belo Horizonte.
Fernando Americano
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Organização que seleciona, busca financiamento e instala equipamentos de energia solar em instituições de caridade.
 
Desafio: Buscamos um assessor de imprensa que nos ajude a ganhar visibilidade e atrair outros investidores para o projeto; um produtor de conteúdo, para o mesmo fim; um “fundraiser” para buscar editais e outras formas de captar recursos.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc. 
     
  • Participe: A Solcial está com um financiamento coletivo para custear os painéis fotovoltaicos para um abrigo, sabia mais acessando: www.solcial.org/financiamento-coletivo-abrigo-ary-rolim/
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o(a) responsável pela iniciativa.
 

O que Fazemos

Selecionamos instituições beneficentes e as auxiliamos em todo o processo de instalação de equipamento de energia solar.
 

Nossos Desafios

Levantar recursos financeiros para a estrutura da ONG (custos estruturais, contador, taxas, impostos etc) que hoje são cobertos pelos próprios fundadores.
 

O que já conseguimos

A Solcial surgiu baseada na crença de que a tecnologia e a inovação devem ser usadas para causar impacto positivo. Por isso nosso trabalho visa fazer com que os benefícios da energia solar cheguem até aqueles que mais precisam. Nós selecionamos instituições filantrópicas da região da grande Belo Horizonte e organizamos campanhas de financiamento coletivo (via “crowdfunding” e patrocínios diretos) e viabilizamos a instalação de painéis fotovoltaicos, eliminando ou reduzindo os gastos daquela instituição com energia elétrica. Dessa forma, as instituições atendidas podem reinvestir os recursos economizados em outras atividades em benefício do ser humano. Nossa atuação cria, portanto, impacto ambiental e social.
 
Nosso projeto piloto ocorreu em uma creche em Contagem, MG, a “Lar de Marcos”, uma instituição que atende crianças em situação de extrema vulnerabilidade (separadas da família por determinação judicial). Ali viabilizamos e instalamos uma usina solar, que proporciona uma economia de até 50% nas contas de luz – o que representa mais de R$ 400 mil reais ao longo da vida útil dos paines, dinheiro que poderá agora ser usado em benefício das 150 ali atendidas. Isso sem contar que as placas evitarão o despejo de 50 toneladas de CO2 na atmosfera.
 
Você pode ajudar nesse projeto escrevendo para o Fernando no fórum ou acessando o site www.solcial.org
 

Conheça essa iniciativa