MOVIMENTO natura

VIVEIRO CRIATIVO - INTERVENÇÕES
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Pouso Alegre - MG
Iniciativa estimula moradores do bairro São Geraldo a construírem juntos uma comunidade melhor.
Captar recursos financeiros para viabilizar projetos de intervenção urbana - MG
Nilcia De Paula De Paula
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O Viveiro Criativo surgiu em 2015, como forma de incentivar o desenvolvimento do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre (MG). Idealizado por Nilcia De Paula, o projeto busca integrar e mobilizar os moradores da região, para que juntos cuidem do espaço e construam uma comunidade mais consciente de seu papel na sociedade.
 
A iniciativa acredita na arte como forma de trazer novos significados aos espaços. Para isso, uma equipe de voluntários transforma o bairro por meio de intervenções urbanas e de ações positivas, com o intuito de promover qualidade de vida e autoestima na região.
 

O que Fazemos

Como primeira ação, moradores e voluntários se uniram no "Mutirão do Exemplo" para revitalizar a Praça José Luis Serpa, a única no bairro, popularmente conhecida como Pracinha do Jairão. No dia, realizaram ações de limpeza, jardinagem, pintura de muros e grafite, agora estão oferecendo oficinas de desenho, fuxico, entre outras.
 
A partir daí, o Viveiro Criativo passou a atuar em duas frentes principais. Uma delas é o Movimento O Bairro Que Queremos, focado em pesquisa e mobilização. O Movimento busca a interação entre os moradores e a comunicação propositiva, como forma de estimular a participação, chamar atenção sobre algumas questões e ativar o interesse dos moradores pelo bairro.
 
O outro foco de atuação é a Intervenção de CorAção, cuja proposta é levar cores, oficinas variadas e transformação aos espaços mais abandonados do bairro. Por meio dela, são realizadas intervenções urbanas e também ações integradas com outros grupos e instituições.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para viabilizar a compra de materiais e a contratação de serviços necessários às ações da iniciativa.
_Articular parcerias com instituições privadas ou públicas para que a iniciativa se estenda a todo o bairro.
_Mobilizar novos voluntários para viabilizar e ampliar a atuação da iniciativa.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas em materiais de construção e ações de revitalização urbana.
 
_Doe materiais de construção: Materiais como cimento, azulejo e tintas serão necessários. Sua ajuda fará a diferença!
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Viveiro Criativo cresça e conecte mais pessoas interessadas em transformar os espaços de Pouso Alegre! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias com o poder público e privado para ampliar suas ações.
 
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de Comunicação, Arquitetura, Administração, Gestão Financeira e Gestão de Negócios são especialmente bem-vindos.
 
_Participe: Sua presença como voluntário em oficinas e ações de intervenção urbana fará a diferença!
 
_Compartilhe suas ideias: Converse com Nilcia, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: nil_cia@yahoo.com.br.
 

O que já conseguimos

_Mais de 50 pessoas já participaram das ações da iniciativa!
_O início da revitalização da Praça José Luis Serpa já ampliou o número de frequentadores ao local.
_Já foi criado um planejamento completo para a revitalização da Praça José Luis Serpa.
 

Conheça essa iniciativa